Sistema de Gravidez
Homens são férteis até seus 60 anos, enquanto mulheres são férteis até os 35. Ao ultrapassar a idade devem queimar 1PD/ano ou não poderão mais se reproduzir e devem acrescentar o defeito Esterilidade à ficha. O teste para chance de engravidar uma mulher começa com 1d4 sendo lançado pelo jogador (ou o mestre em caso de NPC) escolhe um número que ele deseja que não caia na rolagem. Se o número escolhido sair na rolagem a mulher está em seu período fértil e deve fazer uma rolagem de 1d100 com 90% de chance de engravidar (como padrão: 96-100 no teste deixará a mulher grávida de Gêmeos, 11-95 ela estará grávida de um filho apenas, mas pode variar de família para família). Mulheres grávidas recebem as seguintes características referentes aos meses de gestação:
- Mês 1 ao 3: a Mulher não tem características físicas aparentes, um desavisado pode até mesmo não saber de sua condição (incluindo a mulher); a cada semana um teste de Vigor com Resistência dificuldade Formidável(12) será pedido aleatoriamente e deve ser feito, se falhar alguns efeitos aparentes da gravidez irão acontecer como Enjoo, Tontura e Vômitos. A gravida sofre penalidade -1 à todos os testes físicos e sociais pela cena subsequente a esses efeitos. O risco de aborto nessa época é imenso, ao receber 1 ferimento a mulher deverá fazer um teste de Vigor Resistência dificuldade Formidável(12) cara cada nível de ferimento que receber ou Muito Difícil(18) para cada nível de Lesão. Caso falhe acarretará em um aborto espontâneo.
- Mês 4 ao 6: a Mulher agora tem características aparentes, uma pequena barriga se forma e começará a aumentar conforme os meses forem passando, neste momento a mulher sabe que está grávida. Se outros tentarem descobrir visualmente sua condição, um teste de Percepção com Notar dificuldade Desafiador deverá ser realizado, uma falha fará com que o indivíduo que realizou o teste apenas ache que a mulher está gorda, podendo guardar para si tal informação ou causar um constrangimento (decisão do jogador ou o do mestre em caso de NPC). Nesta fase a mulher recebe -1 em todos os testes físicos(exceto Vigor), pois começa a atrapalhar seus movimentos. O risco de aborto nessa começa a diminuir, ao receber 1 ferimento a mulher deverá fazer um teste de Vigor com Resistência dificuldade Desafiador(9) cara cada nível de ferimento que receber ou Difícil(15) para cada nível de Lesão. Caso falhe acarretará em um aborto espontâneo.
- Mês 7 ao 9: agora é evidente para qualquer um que a mulher está grávida, a barriga aparente é impossível de esconder e roupas que a mulher usava antes talvez passem a não caber mais. Nesta fase a mulher recebe -1B nos testes físicos(exceto Vigor), pois o tamanho da barriga atrapalha completamente seus movimentos, a mulher apenas poderá usar metade do seu deslocamento normal. Esta fase é a mais segura para o feto e tem uma regra mais específica: no 7º e 8º mês ao receber 1 ferimento a mulher deverá fazer um teste de Vigor com Resistência dificuldade Rotineiro(6) para cada nível de ferimento que receber ou Formidável(12) para cada nível de Lesão. Caso falhe acarretará no início do Parto.
- Parto: durante o processo de parto a mulher fica completamente impedida de se locomover, as dores da contração são absurdas e seu corpo começa a entrar no Trabalho de Parto. O trabalho de parto durará cenas e a cada cena a mulher tomará 1 Nível de Ferimento e deverá fazer um teste de Vigor com Resistência de dificuldade Desafiadora(9), a mulher precisa acumular 3 graus de sucesso para cada criança nascer, se houverem menos sucessos que o necessário uma próxima cena irá seguir e a mulher deverá repetir o teste, recebendo outro Nível de Ferimento todo turno até acumular todos os sucessos necessários. Caso haja a primeira Falha o parto se torna mais difícil, a mulher recebe 1 Nível de Ferimento adicional e aumentará a dificuldade do teste de Vigor com Resistência para Formidável(12) na próxima rodada. Caso haja mais uma Falha o trabalho de parto se tornará Crítico, além do 1 Nível de Ferimento adicional, aumentará para a Dificuldade Difícil(15) no teste de Vigor com Resistência, uma nova falha acarretará na morte da criança. A qualquer momento do parto uma Falha Crítica no teste de Vigor terá como consequência a morte da mãe e do bebê. Este processo poderá ter a ajuda de um "parteiro(a)", este por sua vez fará um teste de Cura com Diagnostico com dificuldade equivalente ao estágio do parto descrito a cima. A cada cena, cada grau de sucesso do parteiro irá adicionar +1B no teste de Vigor da mãe naquela rodada.
- O Bebê: O sexo do Bebê é definido por um teste feito pelo Pai, 1d100 com 50% para cada uma das opções. Conforme a criança vai crescendo a ficha da criança irá sendo construída pelo mestre, adicionando os pontos conforme as decisões dos pais em relação à sua criação/qualidades naturais dos pais ou avós.
- Mortalidade Infantil: Muitas crianças não sobrevivem ao primeiro ano. o recém-nascido é um NPC de apenas 1 Vigor na ficha. A Mãe (ou quem estiver cuidando) rola um teste de Vigor com Diagnóstico todos os dias e pode receber auxílio de outros personagens. A Dificuldade depende do nível de cuidados com a idade do bebê e o nível de cuidados que criança recebeu (qualidade do berço/alimentação/agasalho/limpeza). Nas primeiras semanas, Dificuldade 9 para todos os cuidados possíveis, 15 para cuidados parciais e 21 para cuidados mínimos. Nos primeiros meses, a dificuldade diminui para 6 / 12 / 15. Anote cada grau de sucesso acumulado. Uma Falha Critica significa que a criança morre. Em caso de falha, remova um sucesso anotado (se houver) e aplica-se um dos sistemas de sobrevivência na criança (Fome/Sono/Tempreratuda...). O número de sucessos acumulados pode acelerar o desenvolvimento da criança.